Bola da Sorte

sexta-feira, 20 de março de 2009

Clubes Mineiros no Camp. Brasileiro 2009

Um dos motivos que tenho para melhorar o campeonato mineiro, é o de ter mais times presentes nas divisões do Brasileirão, principalmente agora que tem a Série D. Minas Gerais tem apenas dois representantes na Série A, um na Série B, dois na Série C e três* na Série D.

*Na série D, só um clube está confirmado, os outros dois serão confirmados após o término do Mineiro 2009.

Para entrar na Série D 2009, é o mesmo caminho que os times tinham para entrar na Série C 2008, são os dois melhores colocados no Campeonato Mineiro 2009 (não contando clubes que já estão confirmados em outras divisões) mais o campeão da Taça Minas Gerais 2008. O estado tem os seguintes representantes:

- Camp. Brasilerio Série A 2009:
-- Cruzeiro (Belo Horizonte)
-- Atlético (Belo Horizonte)

- Camp. Brasileiro Série B 2009:
-- Ipatinga (Ipatinga)

- Camp. Brasileiro Série C 2009:
-- América (Belo Horizonte)
-- Ituiutaba (Ituiutaba)

- Camp. Brasileiro Série D 2009:
-- Tupi (Juíz de Fora) - Campeão da Taça Minas Gerais 2008
-- 1º Melhor colocado no Camp. Mineiro 2009
-- 2º Melhor colocado no Camp. Mineiro 2009

Como o campeonato mineiro esse ano terá uma segunda fase com 8 times classificados e desses, por enquanto, quatro estão no G8 do mineiro, sobram outros quatro times para a disputa das duas vagas para o Camp. Brasileiro Série D 2009. Se o campeonato tivesse mais clubes e um regulamento melhor, essa briga poderia ser melhor, tanto para o Mineiro quanto para o Brasileiro, que poderia ter mais representantes de Minas. Caso o Tupi se classifique para a segunda fase, três clubes irão brigar por duas vagas, na minha opinião, muito pouco, fica praticamente certo de quem terá as vagas na Série D do Brasileiro 2009.

Siga abaixo uma pequena comparação entre representantes de cada estado da região sudeste em todas as divisões do Brasileiro:
MG: 7 representantes (A: 2; B: 1; C: 2; D: 3)
SP: 16 representantes (A: 6; B: 5; C: 2; D: 3)
RJ: 8 representantes (A: 3; B: 2; C: 0; D: 3)
ES: 1 representante (A: 0; B: 0; C: 0; D: 1)

Cada estado tem o número de representates que merecem, o Espírito Santo que tem hoje um dos piores, se não o pior, campeonatos estaduais do país, tem apenas um representante, que está presente apenas na Série D. O Rio de Janeiro, mesmo não tendo representante na série C desse ano, terá no total, um clube a mais que Minas Gerais. Os dois estados tem brigado muito entre os campeonatos que dão menos chances para times pequenos, principalmente o camp. carioca. Já o paulista, não é de se estranhar, um estadual que é dito o melhor do país, ter o dobro de representantes que o estadual carioca. Isso porque tem um campeonato com um bom regulamento e com bastante clubes que brigam por preciosas três vagas na Série D do Brasileiro 2009.

Módulo II - 11ª Rodada

Resultados:
18/3 - Democrata/SL 3 x 1 América/TO
18/3 - Ipatinga 4 x 1 Funorte
18/3 - URT 1 x 0 Valério
18/3 - Araxá 2 x 1 Poços de Caldas
18/3 - Caldense 1 x 0 Formiga
19/3 - Itaúna 2 x 1 Ideal/Ipa


Classificação:
1. Ipatinga (25 pts)
2. Caldense (24 pts)
3. Araxá (18 pts)
4. América/TO (17 pts - Saldo: 7)
5. Formiga (17 pts - Saldo: 2)
6. Itaúna (16 pts)
7. Funorte (15 pts)
8. Valério (12 pts)
9. Poços de Caldas (11 pts)
10. URT (10 pts)
11. Ideal (9 pts)
12. Democrata/SL (6 pts)

quarta-feira, 18 de março de 2009

News da Semana

Tupi troca de treinador após derrota em casa para o Rio Branco

Uma derrota que tirou gloriosos pontos do Tupi, deixou de fora o técnico José Carlos Amaral do time de Juiz de Fora, que tem pela frente dois times do Triângulo Mineiro para tentar uma vaga no G8. Leonardo Candé entra no comando do clube e tem o desafio de conquistar a vaga para a próxima fase. O próximo jogo do Tupi, será contra o Uberaba no Triângulo Mineiro e o último jogo será contra o Uberlândia em Juiz de Fora.

Uma entrada do jogador Hallen (Democrata) no Marcel (Tupi) pode deixá-lo fora de campo até as semi-finais da competição.

O time de Valadares é o que mais recebeu cartões vermelhos na competição, foram 7 cartões em 8 jogos. O time corre o risco de não poder contar com o jogador Hallen, que deu uma forte entrada no Macel, no último jogo contra o Tupi, válido pelo Campeonato Minero.

De olho na liderança, Atlético pode mudar contra o Villa.

Com um ponto apenas atrás do líder Cruzeiro, o Atlético enxerga a possibilidade de terminar a 10ª rodada com a liderança, já que o Cruzeiro teve seu segundo empate seguido e tem pela frente o Rio Branco em Andradas, este, que busca por posição melhor nesta primeira fase. Vencer o Villa é necessário para a conquista da liderança.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Reformulando o Campeonato Mineiro

Em 51 anos de história do Campeonato Mineiro, tirando a época em que era chamado de Campeonato da Cidade, já que era disputado apenas por times de cidades que fazem parte da Grande BH, apenas 6 times conquistaram a competição que vem a cada ano sendo descrita como uma das piores do país exatamente por ter sempre os dois principais clubes sempre entre os 4 primeiros no fim da competição. O Campeonato Carioca que muitos criticam por favorecer os times grandes, já teve 17 times campeões. E o que fazer para tornar melhor o campeonato em minas? Bom, uma boa reformulação nas regras do campeonato já começaria bem, tirar essa de módulo I e II, querendo copiar o campeonato paulista que tem divisões dentro das divisões, como A1, A2, A3... Etc. Lá é tão dividido pelo alto número de clubes. Acho que enquanto o campeonato mineiro tenha em torno de 36 times disputando módulo I, II e segunda divisão, o campeonato poderia ser dividido em três: Série A, B e C.

Para fazer parte da nova série A, teria uma junção entre os 10 primeiros o módulo I e do módulo II, supondo que em 2010 tornaria a ter a Série A e o módulo I e II terminasse hoje, a Série A 2010 teria os seguintes clubes participantes:


América-BH
América-TO
Araxá
Atlético
Caldense
Cruzeiro
Democrata-GV
Formiga
Funorte
Ideal
Ipatinga
Itaúna
Ituiutaba
Poços de Caldas
Rio Branco
Tupi
Uberaba
Uberlândia
Valério
Villa Nova


Ao todo, seriam 20 times participando da elite do campeonato mineiro. Vendo a lista acima, digo que todos os clubes têm condição de disputar as vagas para a Copa do Brasil e/ou para a Série D do Brasileiro. Já para a Série B, fariam parte os dois últimos do módulo I e II mais os quatro primeiros da Segunda Divisão. Supondo que tivesse a Série B em 2010, o campeonato seria composto pelos seguintes clubes:


Democrata-SL
Fabril
Funorte
Guarani-Div
Guaxupé
Nacional
Social
URT


Nessa divisão, fariam parte apenas oito times, assim como a Série C, que teria os oito últimos da Segunda Divisão, ficando assim:


Guarani
Pirapora
Santarritense
Sul Minas
Sul Mineiro
Tricordiano
Varginha
Venda Nova


No primeiro ano das novas regras, a Série B e C teriam apenas 8 times participando, a minha idéia era que a Série B tivesse em torno de 12 times e a C em torno de 10. Para isso, seria feita a ascensão de times para a Série C, compondo então a Série B, onde cairiam os dois últimos da série B e subiriam os quatro primeiros da série C até que as duas divisões tivessem o número determinado.

Bom, em primeiro momento, é a minha forma de melhorar o campeonato mineiro, para deixá-lo mais disputado, dar chance a times menores que podem se destacar no futuro. Claro que a Federação Mineira teria que construir novas regras, melhorar o quadro de árbitros. Um exemplo de que a arbitragem está batendo cabeça, foi um lance entre o goleiro Flávio do América com o atacante Kleber do Cruzeiro, no último jogo válido pelo Mineiro 2009, disputado no último dia 15/Mar no Mineirão, onde o árbitro estava ao lado dos dois jogadores e o Kleber teria levado um suposto tapa do goleiro americano. O árbitro parou a partida, foi até o bandeirinha que estava a metros de distância do lance, para saber o que ele teria visto. Após conclusões tiradas pelos dois, nenhum cartão foi dado. Como que um árbitro ao lado dos dois jogadores envolvidos, pôde não ter visto nada? Ele era o melhor ângulo para saber se o tapa foi dado ou não.

Mas lanço essa discussão sobre o Campeonato Mineiro, o que fazer para melhorá-lo? Usem a área de comentários para postar suas idéias e participe da enquete ao lado!

Módulo I

As próximas duas rodadas, últimas da primeira fase, irá decidir o caminho de Guarani, Social, Villa Nova, Tupi, Uberlândia e Uberaba. Claro que a situação de uns, são melhores do que de outros, mas vamos por partes:

Guarani, para se manter na elite do mineiro em 2010, só mesmo um milagre, pois terá que vencer o Social em Fabriciano, em um jogo direto contra o rebaixamento e o Rio Branco, que estará brigrando pelas primeiras posições, além disso, torcer para que Social e Villa Nova não somam mais pontos.

O Social, mesmo estando na zona da degola com um ponto a menos, tem a vida menos complicada do que o Villa Nova. O time de Fabriciano tem tudo para se manter na competição, pois pega na próxima rodada o lanterna Guarani em casa e o Villa enfrenta o vice-líder Atlético no Mineirão. Tudo indica uma vitória socialina, já que o Guarani está com um pé no módulo II e certamente enfrentará o Saci desmotivado. E a derrota ou empate entre Atlético e Villa, seria tudo de bom para o Social, que teria o dever de pelo menos empatar a última partida que será contra o Villa em Nova Lima. Numa situação dessas, para se proteger, a tática da retranca vale mais do que nunca, é uma tática feia, mas vale um lugar no módulo I em 2010.

Tupi, Uberlândia e Uberaba brigam pela última vaguinha na segunda fase do campeonato, o América e Democrata, que farão o jogo da próxima rodada em Valadares que se cuidem, o resultado dessa partida pode complicar a vida do time que sair com a derrota ou complicar a vida dos dois, caso a partida termine empatada, os dois times se livram de qualquer complicação.

Módulo II

fonte: Estado de Minas

Ipatinga e Caldense mantiveram-se nas duas primeiras posições do Módulo II, ao vencer pelo mesmo placar, 2 a 1, fora de casa, ontem, pela penúltima rodada do primeiro turno. O Tigre derrotou o Valério, em Itabira, e, com a sexta vitória seguida, chegou aos 22 pontos. A Veterana passou pelo Ideal, no Ipatingão, e tem um ponto a menos. O terceiro colocado é o América, que goleou o Araxá por 4 a 0, em Teófilo Otoni, e soma 17. O Formiga subiu para o quarto lugar, com 16, ao golear também por 4 a 0 a URT, em casa. E as outras duas partidas igualmente tiveram placar repetido: 1 a 1. Em Poços de Caldas, o Vulcão jogou com o Democrata-SL, que, pela terceira vez seguida, empatou por um gol. Em Montes Claros, o Funorte enfrentou o Itaúna, que empatou pela sétima vez em 10 jogos. O time do Norte de Minas, que desperdiçou um pênalti, está em quinto lugar, com 15 pontos, ao lado do Araxá.

domingo, 15 de março de 2009

Fechando a Rodada 9

América 0 x 0 Cruzeiro
Em um jogo apático, sem muitas jogadas de expressão, o América foi melhor no primeiro tempo e o Cruzeiro teve melhor no segundo, mas os dois times fizeram pouco para um clássico. Não valeu nem de longe ir ao estádio para assistir ao jogo. O Cruzeiro continua sem perder na temporada e mantém a liderança, com apenas um ponto a frente do rival Atlético, que tem 20 pontos. O América sobe para a quinta posição, com 14 pontos e está classificado para a próxima fase do campeonato.

Na próxima rodada (décima - penúltima), o América vai a Gov. Valadares enfrentar o Democrata, uma luta direta pelas primeiras posições da tabela. O Cruzeiro vai a Andradas para defender a liderança contra o Rio Branco.

Classificação Final da Rodada 9
1. Cruzeiro (21 pts)
2. Atlético (20 pts)
3. Ituiutaba (19 pts)
4. Rio Branco (15 pts)
5. América (14 pts)
6. Democrata (13 pts - Saldo: 2)
7. Uberaba (13 pts - Saldo: -3)
8. Uberlândia (11 pts - 3 vit)
9. Tupi (11 pts - 2 vit)
10. Villa Nova (6 pts)
11. Social (5 pts)
12. Guarani (1 pts)

Módulo 2 - Rodada 10

Resultados até o momento:
América-TO 4 x 0 Araxá
Poços de Caldas 1 x 1 Democrata-SL
Valério 1 x 2 Ipatinga
Formiga 4 x 0 URT
Funorte 1 x 1 Itaúna
Ideal 1 x 2 Caldense

Classificação
1. Ipatinga (22 pts)
2. Caldense (21 pts)
3. Atlético-TO (17 pts)
4. Formiga (16 pts)
5. Funorte (15 pts - 18 GP)
6. Araxá (15 pts - 13 GP)
7. Itaúna (13 pts)
8. Valério (12 pts)
9. Poços de Caldas (11 pts)
10. Ideal (9 pts)
11. URT (7 pts)
12. Democrata-SL (3 pts)

Ituiutaba 2 x 0 Social

Ituiutaba 2 x 0 Social
Termina o primeiro tempo do jogo entre Ituiutaba e Social no estádio da Fazendinha. Um jogo difícil para as duas equipes, bastante movimentado, os dois times criaram boas chances mas não souberam aproveitar. O Social chega com mais perigo a meta adversária. O Ituiutaba já está classificado para as quartas, com a vitória continua na terceira colocação com 19 pontos. Já o Social, com a derrota, fica com 5 pontos em penúltimo lugar, precisa das duas últimas vitórias e torcer contra o Villa Nova para se manter na Elite do Campeonato em 2010.

O Ituiutaba pega o Uberlândia no Triângulo Mineiro e o Social recebe o Guarani em Fabriciano.

Publicidade

Jogue Travian