Um dos motivos que tenho para melhorar o campeonato mineiro, é o de ter mais times presentes nas divisões do Brasileirão, principalmente agora que tem a Série D. Minas Gerais tem apenas dois representantes na Série A, um na Série B, dois na Série C e três* na Série D.
*Na série D, só um clube está confirmado, os outros dois serão confirmados após o término do Mineiro 2009.
Para entrar na Série D 2009, é o mesmo caminho que os times tinham para entrar na Série C 2008, são os dois melhores colocados no Campeonato Mineiro 2009 (não contando clubes que já estão confirmados em outras divisões) mais o campeão da Taça Minas Gerais 2008. O estado tem os seguintes representantes:
- Camp. Brasilerio Série A 2009:
-- Cruzeiro (Belo Horizonte)
-- Atlético (Belo Horizonte)
- Camp. Brasileiro Série B 2009:
-- Ipatinga (Ipatinga)
- Camp. Brasileiro Série C 2009:
-- América (Belo Horizonte)
-- Ituiutaba (Ituiutaba)
- Camp. Brasileiro Série D 2009:
-- Tupi (Juíz de Fora) - Campeão da Taça Minas Gerais 2008
-- 1º Melhor colocado no Camp. Mineiro 2009
-- 2º Melhor colocado no Camp. Mineiro 2009
Como o campeonato mineiro esse ano terá uma segunda fase com 8 times classificados e desses, por enquanto, quatro estão no G8 do mineiro, sobram outros quatro times para a disputa das duas vagas para o Camp. Brasileiro Série D 2009. Se o campeonato tivesse mais clubes e um regulamento melhor, essa briga poderia ser melhor, tanto para o Mineiro quanto para o Brasileiro, que poderia ter mais representantes de Minas. Caso o Tupi se classifique para a segunda fase, três clubes irão brigar por duas vagas, na minha opinião, muito pouco, fica praticamente certo de quem terá as vagas na Série D do Brasileiro 2009.
Siga abaixo uma pequena comparação entre representantes de cada estado da região sudeste em todas as divisões do Brasileiro:
MG: 7 representantes (A: 2; B: 1; C: 2; D: 3)
SP: 16 representantes (A: 6; B: 5; C: 2; D: 3)
RJ: 8 representantes (A: 3; B: 2; C: 0; D: 3)
ES: 1 representante (A: 0; B: 0; C: 0; D: 1)
Cada estado tem o número de representates que merecem, o Espírito Santo que tem hoje um dos piores, se não o pior, campeonatos estaduais do país, tem apenas um representante, que está presente apenas na Série D. O Rio de Janeiro, mesmo não tendo representante na série C desse ano, terá no total, um clube a mais que Minas Gerais. Os dois estados tem brigado muito entre os campeonatos que dão menos chances para times pequenos, principalmente o camp. carioca. Já o paulista, não é de se estranhar, um estadual que é dito o melhor do país, ter o dobro de representantes que o estadual carioca. Isso porque tem um campeonato com um bom regulamento e com bastante clubes que brigam por preciosas três vagas na Série D do Brasileiro 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário