Bola da Sorte

segunda-feira, 16 de março de 2009

Reformulando o Campeonato Mineiro

Em 51 anos de história do Campeonato Mineiro, tirando a época em que era chamado de Campeonato da Cidade, já que era disputado apenas por times de cidades que fazem parte da Grande BH, apenas 6 times conquistaram a competição que vem a cada ano sendo descrita como uma das piores do país exatamente por ter sempre os dois principais clubes sempre entre os 4 primeiros no fim da competição. O Campeonato Carioca que muitos criticam por favorecer os times grandes, já teve 17 times campeões. E o que fazer para tornar melhor o campeonato em minas? Bom, uma boa reformulação nas regras do campeonato já começaria bem, tirar essa de módulo I e II, querendo copiar o campeonato paulista que tem divisões dentro das divisões, como A1, A2, A3... Etc. Lá é tão dividido pelo alto número de clubes. Acho que enquanto o campeonato mineiro tenha em torno de 36 times disputando módulo I, II e segunda divisão, o campeonato poderia ser dividido em três: Série A, B e C.

Para fazer parte da nova série A, teria uma junção entre os 10 primeiros o módulo I e do módulo II, supondo que em 2010 tornaria a ter a Série A e o módulo I e II terminasse hoje, a Série A 2010 teria os seguintes clubes participantes:


América-BH
América-TO
Araxá
Atlético
Caldense
Cruzeiro
Democrata-GV
Formiga
Funorte
Ideal
Ipatinga
Itaúna
Ituiutaba
Poços de Caldas
Rio Branco
Tupi
Uberaba
Uberlândia
Valério
Villa Nova


Ao todo, seriam 20 times participando da elite do campeonato mineiro. Vendo a lista acima, digo que todos os clubes têm condição de disputar as vagas para a Copa do Brasil e/ou para a Série D do Brasileiro. Já para a Série B, fariam parte os dois últimos do módulo I e II mais os quatro primeiros da Segunda Divisão. Supondo que tivesse a Série B em 2010, o campeonato seria composto pelos seguintes clubes:


Democrata-SL
Fabril
Funorte
Guarani-Div
Guaxupé
Nacional
Social
URT


Nessa divisão, fariam parte apenas oito times, assim como a Série C, que teria os oito últimos da Segunda Divisão, ficando assim:


Guarani
Pirapora
Santarritense
Sul Minas
Sul Mineiro
Tricordiano
Varginha
Venda Nova


No primeiro ano das novas regras, a Série B e C teriam apenas 8 times participando, a minha idéia era que a Série B tivesse em torno de 12 times e a C em torno de 10. Para isso, seria feita a ascensão de times para a Série C, compondo então a Série B, onde cairiam os dois últimos da série B e subiriam os quatro primeiros da série C até que as duas divisões tivessem o número determinado.

Bom, em primeiro momento, é a minha forma de melhorar o campeonato mineiro, para deixá-lo mais disputado, dar chance a times menores que podem se destacar no futuro. Claro que a Federação Mineira teria que construir novas regras, melhorar o quadro de árbitros. Um exemplo de que a arbitragem está batendo cabeça, foi um lance entre o goleiro Flávio do América com o atacante Kleber do Cruzeiro, no último jogo válido pelo Mineiro 2009, disputado no último dia 15/Mar no Mineirão, onde o árbitro estava ao lado dos dois jogadores e o Kleber teria levado um suposto tapa do goleiro americano. O árbitro parou a partida, foi até o bandeirinha que estava a metros de distância do lance, para saber o que ele teria visto. Após conclusões tiradas pelos dois, nenhum cartão foi dado. Como que um árbitro ao lado dos dois jogadores envolvidos, pôde não ter visto nada? Ele era o melhor ângulo para saber se o tapa foi dado ou não.

Mas lanço essa discussão sobre o Campeonato Mineiro, o que fazer para melhorá-lo? Usem a área de comentários para postar suas idéias e participe da enquete ao lado!

Um comentário:

Unknown disse...

OLHA! ESTE E O MEU SONHO Q SEMPRE GOSTARIA VER UM CAMPEONATO MINEIRO DISPUTADO, COM VARIOS CLUBES DO INTERIOR MINEIRO. COM ISSO OS CLUBES MENORES VÃO TER UMA BASE MELHOR E COM MAIS CHANCE DE DESTACAR NO CENARIO NACIONAL. RODRIGO SILVEIRA DE SALINAS-MG...FICO AQUI DESEJANDO MUITA SORTE..SERIES A,B E C.........

Publicidade

Jogue Travian