Bola da Sorte

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Atlético - Série A

Paulo Galvão - Estado de Minas

Se caiu um pouco de rendimento na reta final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Atlético terá chance de se recuperar e fazer campanha melhor no returno, voltando a brigar pela liderança. Isso porque terá a chance de vencer os times que vieram da Série B, o que ainda não ocorreu na edição 2009 da competição.

A primeira chance será amanhã, quando recebe o Avaí, às 21h, no Mineirão. Na estreia no Nacional deste ano, em 9 de maio, o alvinegro ficou no 2 a 2 com o time catarinense, na casa do adversário. O resultado nem foi considerado ruim, levando-se em conta que era começo de trabalho do técnico Celso Roth e, principalmente, porque o Galo chegou a estar perdendo por 2 a 0, tendo buscado o empate na metade final do segundo tempo, com gols de Alessandro e Carlos Alberto.

Em 30 de maio, novo empate contra uma equipe que havia acabado de subir, o Santo André, por 0 a 0. O problema é que a partida foi no Mineirão e frustrou os mais de 23 mil torcedores que pagaram ingressos.

Mas ruim mesmo foram os 4 a 2 sofridos para o debutante Barueri, na Grande São Paulo, em 27 de junho. A derrota encerrou uma invencibilidade de sete jogos do Galo no Brasileiro. Para completar, o time foi derrotado pelo Corinthians, campeão da Segunda Divisão no ano passado, domingo, na capital paulista, o que o tirou do grupo dos que se classificam para a Copa Libertadores de 2010.

Ou seja, se repetir a campanha do primeiro turno e vencer os compromissos contra os que subiram, o Galo tem grandes chances de ser campeão. Afinal, chegaria aos 74 pontos – somaria 42 na segunda metade do Brasileiro, além dos 32 já conquistados. O time ainda tem um jogo da 17ª rodada a fazer, contra o Internacional, em 2 de setembro, no Beira-Rio.

Para vencer o Avaí, o Galo conta com a volta de jogadores importantes, como os volantes Jonílson e Carlos Alberto e o zagueiro Welton Felipe. Além disso, deverá estrear o atacante Rentería, que fica com a vaga de Diego Tardelli, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, mesma situação do zagueiro Alex Bruno. Outro que cumpre suspensão, mas por ter sido expulso, é o volante Renan.

Para complicar, Celso Roth não poderá contar com os goleiros Aranha e Bruno e com o volante Serginho. O caso do jogador de meio-campo é o que inspira mais cuidados, pois sofreu estiramento no ligamento cruzado anterior do joelho direito ainda na partida com o Palmeiras, há uma semana.

“Foi uma pancada forte, que provocou alteração na estrutura. Ele vai fazer fisioterapia, tratamento e, então, será reavaliado. Se não evoluir bem, não está descartado procedimento cirúrgico”, disse o chefe do departamento médico atleticano, Rodrigo Lasmar, prevendo em pelo menos um mês o prazo de recuperação. Serginho voltou a jogar no mês passado, depois de oito meses se recuperando de cirurgia justamente para reconstrução dos ligamentos do joelho direito.
Assim, Édson será titular no gol. Marcos Rocha fica na lateral direita e Jonílson e Carlos Alberto serão os volantes. A armação ficará a cargo de duas revelações das categorias, Tchô e Renan Oliveira. “Nós nos conhecemos bem e tomara que a gente consiga se entrosar direitinho para ajudar o Atlético a conquistar a vitória”, afirmou Tchô.

Ontem, o presidente Alexandre Kalil disse ter recebido mais propostas para negociar Diego Tardelli, mas reafirmou a promessa de não dispor dele por enquanto. “No ano que vem é possível que eu o venda, porque tenho que viabilizar o Atlético, mas este ano eu não desci da arquibancada. Cabe ao presidente dar oportunidade para que o Atlético brigue para ser campeão”, argumentou o dirigente, que diz estar “alucinado para acabar a infeliz desta janela” de transferências internacionais, em 31 de agosto.

DÚVIDA ADVERSÁRIA Depois de cumprir suspensão de três jogos imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o volante Ferdinando estava pronto para retornar ao time do Avaí no duelo com o Atlético. Porém, sofreu pancada no tornozelo no treino e pode ficar fora da viagem a Belo Horizonte. Desfalque certo é o zagueiro Émerson, que recebeu o terceiro cartão amarelo.

Nenhum comentário:

Publicidade

Jogue Travian